Acupuntura

A ACUPUNTURA faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a FITOTERAPIA CHINESA, a TERAPIA ALIMENTAR CHINESA, a MOXABUSTÃO, as práticas físicas como TAI CHI CHUAN e QI GONG (Chi Kung), as práticas meditativas, entre outras.

É uma das mais antigas terapias conhecidas  pela humanidade. Embora tenha se modernizado, as suas práticas e teorias ainda são muito parecidas com aquelas usadas há mais de cinco mil anos. Das agulhas de pedra, madeira, bambu, ferro, ouro e prata, até os nossos dias com agulhas descartáveis, vêm prevenindo e tratando enfermidades.

A ACUPUNTURA é baseada em teorias diferentes daquelas da Medicina Ocidental (alopática). O diagnóstico na ACUPUNTURA é baseado no princípio fundamental de que os sinais e sintomas refletem a condição dos sistemas internos, sendo mais amplo do que na Medicina Alopática. Utiliza como elementos o histórico pessoal e familiar, palpação do pulso, observação da face e da língua, entre outros. E em suas várias outras modalidades de tratamento utiliza-se de PLANTAS MEDICINAIS, DIETOTERAPIA, práticas corporais e mentais.

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ensina que o ser humano precisa ter HARMONIA em suas relações internas e externas. Originalmente, todas as estruturas do organismo se encontram em EQUILÍBRIO pela atuação das energias YIN e YANG. Desse modo, se as energias YIN e YANG estiverem em perfeita HARMONIA, o organismo certamente estará com saúde.  Por outro lado, um desequilíbrio gerará a enfermidade.

A ciência da ACUPUNTURA visa, através de sua técnica e procedimentos, estimular os pontos de acupuntura (ou ACUPONTOS), que têm a propriedade de restabelecer o EQUILÍBRIO, alcançando-se assim, resultados TERAPÊUTICOS e a SAÚDE.